12 Passos para uma casa livre de tralha
A nossa casa deveria estar sempre organizada mas todos nós sabemos bem que isso nem sempre funciona assim. Uma das razões para a casa estar desorganizada é o excesso de coisas que temos, muitas delas sem qualquer tipo de utilidade. Já tinham pensado nisto?
Veja comigo 12 passos para uma casa livre de tralha.
- Evite brindes
Brindes, folhetos, publicidade, catálogos de lojas, lembranças de hotéis… Quantos de nós não trazemos frequentemente estes itens para casa? Quantos chegamos realmente a usar? Não traga mais brindes e verá que muitas gavetas lá de casa começarão a ficar bem mais vazias.
- Deite fora as revistas
Depois de ler as revistas, deite-as fora! “Mas esta revista tem este artigo super interessante…”. Esta é uma das desculpas que damos frequentemente mas quantas vezes voltamos realmente a ler aquele artigo? Tem desculpa para guardar uma ou duas revistas se tiver filhos pequenos porque há sempre trabalhos escolares que exigem recortes mas é para guardar apenas uma ou duas!
- Evite ao máximos bibelots
Superfícies limpas trazem automaticamente a sensação de limpeza e ordem, com a mais valia de que será muito mais fácil limpar o pó dos móveis! Outros itens a evitar são as lembranças de casamento, de baby shower e de outras festas. Não só não têm nenhuma utilidade como acabam por encher a sua casa demasiado e tornar mais difícil a manutenção. Tem lembranças com valor sentimental? Faça uma caixa de recordações e coloque-as lá!
4 . Não compre por impulso
Se é daquelas pessoas que vai passear para o shopping à procura de “alguma coisinha” interessante ou a um preço fantástico, não continue a fazer isso. Este “turismo de shopping” acaba por nos levar a comprar artigos que não só não temos necessidade como muitas das vezes acabamos por nem usar. Pare de comprar por impulso e aprenda a comprar somente por necessidade.
- Nunca coloque uma etiqueta numa caixa com o nome “Diversos”
Se são “Diversos” é porque nem sequer sabemos onde os colocar e isto porquê? Porque não os usamos. Livre-se de todos esses “diversos” de uma vez por todas!
- Evite ter artigos em duplicado
Ter dois artigos de cada? Para quê? Se um se estragar logo comprará outro! Isto vê-se muito nas nossas cozinhas, onde os artigos em duplicado transbordam das gavetas. Livre-se de tudo o que tiver em dobro e doe a quem precisa.
- Não faça coleções
Fazer coleções é uma forma de acumular mais pó em casa e não têm qualquer utilidade prática.
- Livre-se dos talões
Quantos de nós não andamos normalmente com a carteira a abarrotar de talões que na realidade não nos servem para nada? Guarde apenas aqueles que poderão ser necessários em caso de precisar de trocar um artigo e vá conferindo todos os meses os que já se encontram fora de prazo!
- Deite fora as cartas do século passado
Se tem mais de 30 anos, provavelmente tem lá em casa postais e cartas antigas de namorados e amigos de uma altura em que ainda nos correspondiamos por carta. Está na hora de se desapegar destas lembranças. Mantenha apenas os que o seu atual marido ou namorado lhe enviou, pois as boas lembranças merecem ser guardadas.
- Troque ou doe livros
Se já leu o livro muito provavelmente não o vai ler novamente. Tem um amigo apaixonado por leitura… Porque não fazerem trocas de livros entre os dois? Quando já o leu doe a uma biblioteca ou instituição para que outras pessoas possam usufruir dele.
- Deite fora as embalagens vazias
Quem de nós não conhece alguém que vai colecionando frascos e embalagens vazias com o intuito de as vir a aproveitar para alguma coisa… Manter as embalagens vazias só torna o caos da sua casa maior! Evite guardá-las.
- Livre-se das caixas dos produtos
Manter os seus produtos nas caixas originais além de tornar mais difícil o seu manuseamento ainda lhe ocupa mais espaço nos armários. Livre-se das caixas dos produtos!
Lembre-se: Melhor que ter que se livrar da tralha é evitá-la!
O que fazem desta lista? Deixem um comentário!