Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Anita Descomplica

Organizar nunca foi tão fácil. Complica? A Anita descomplica!

Anita Descomplica

22
Mai17

14 Alimentos que podem ser congelados (E talvez ainda não saiba!)

Anita

0.png

 

Aqui em casa somos contra o desperdício e não gostamos nada de estragar comida e para além de congelarmos a carne, o peixe e o pão, existem outros alimentos que também congelamos cá em casa que evitamos que se estraguem e que podem ser reaproveitados após congelação. Afinal uma das técnicas de conservação mais eficazes é a congelação que retarda o aparecimento de miroorganismos ao submeter os alimentos a baixas temperaturas.

 

Confira comigo 14 alimentos que podem ser congelados.

 

1. Café

 

1.jpg

 

Muitas vezes fazemos café a mais e optamos por congelar o restante em cuvetes de gelo que reaproveitamos para fazer refrescos de café.  Alguma vez experimentou?

 

2. Alface

 

2.jpg

 

Quando verificamos que a alface pode não ser consumida a tempo juntamos as folhas e batemos no liquidificador com um pouco de água e guardamos o preparado no congelador em cuvetes de gelo. Depois utilizamos em sopas, por exemplo, o que aumenta o teor de fibras e nutrientes das mesmas.

 

3. Bananas

3.jpg

Também costumamos congelar bananas quando constatamos que estão a começar a ficar escurinhas. Quando queremos fazer bolo de banana descongelamo-las no microondas e, voilá... vai haver bolo para o jantar!

 

4. Ervas frescas 

 

4.jpg

 

Esta é a nossa mais recente experiência! Descobrimos por acaso em conversa com uma amiga. Picámos as folhinhas de ervas frescas (pode ser salsa, coentros, cebolinho, mangericão, alecrim...) e colocámos em cuvetes junto com um pouco de azeite, levámos ao congelador e agora vamos usando para temperar diversos pratos. Delicioso!

 

5. Margarina ou manteiga

5.jpg

 

Guardamos a margarina e a manteiga no congelador em recipientes herméticamente fechados e é bastante útil nos cozinhados. 

 

6. Queijo

 

6.jpg

 

Nem todos os queijos devem ser congelados (os cremosos, por exemplo, ficam aguados) mas por aqui, por vezes congelamos os queijos mais duros. Ralamos o queijo e utilizamos para gratinar ou para fazer pizza caseira. 

 

7. Ovos

 

7.png

 

Sim, é verdade, os ovos podem ser congelados. Mas não na casca. Devem bater-se primeiro para serem utilizados posteriormente em omoletes ou ovos mexidos ou em alternativa, separar as claras das gemas e colocá-las em saquinhos separados para poderem ser utilizados para fazer bolos. Um truque: anotar com uma caneta de acetato nos sacos quantas claras e quantas gemas lá estão para não usarmos a mais ou a menos quando confecionarmos o bolo e não esquecer de anotar também a data da congelação.

 

8. Tomates

 

8.jpg

 

Os tomates são alimentos que em pouco tempo começam a apresentar sinais de contaminação, principalmente de mofo. Para aumentar o tempo de conservação pode guardá-los no congelador para serem utilizados na confeção de molhos.

 

9. Uvas

 

9.jpg

 

Comprou um cacho enorme de uvas e acha que não as vai consumir a tempo? Congele-as! Esta fruta pode ser congelada e utilizada posteriormente para fazer sumos ou batidos. Uma dica: Utilize as uvas congeladas para esfriar um pouco o vinho em vez de colocar gelo que dilui a bebida.

 

10. Abacate

 

10.jpg

 

Entre o estar pronto a consumir e o ganhar as tão desagradáveis manchas escuras não demora muito tempo. Infelizmente esta fruta estraga-se com uma rapidez incrível. A solução? Congelar. Para isso basta cortá-los ao meio, retirar o caroço, esmagá-los e adicionar umas gotas de limão para ajudar à conservação.

 

11. Cogumelos

 

11.jpg

 

Também podem ser congelados mas exigem preparação prévia. Corte-os em fatias e espalhe-as num tabuleiro que permita que não fiquem sobrepostas e caiba no congelador. Deixe-os congelar deste modo durante cerca de duas horas, depois retire o tabuleiro do congelador e coloque as fatias de cogumelos em recipientes que permitam um melhor armazenamento.

 

12. Leite

 

12.jpg

 

Já congelámos leite em cuvetes para adicionar ao chá. Deu um jeitão!

 

13. Batatas

 

13.jpg

 

Quando vamos à terra trazemos sempre o que mais parece uma tonelada de batatas. Já tentámos congelá-las e depois descobrimos que a melhor forma é dar-lhe uma fervura primeiro e deixá-las arrefecer antes de as armazenarmos no congelador.

 

14. Vinho

 

14.jpg

 

Cada vez que nos sobra vinho de algum jantar que damos cá em casa, em vez de o deitarmos fora, colocamos em cuvetes e guardamos no congelador. Dá imenso jeito na hora de cozinhar!

 

E vocês, que alimentos congelam?

Partilhem comigo as vossas experiências!

 

(Imagens retiradas da Internet)

 

 

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub