Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Anita Descomplica

Organizar nunca foi tão fácil. Complica? A Anita descomplica!

Anita Descomplica

28
Abr17

Dormir bem... Acordar melhor!

Anita

0.png

 

Uma boa noite de sono é essencial para recarregar energias, melhorar a memória, afastar doenças e até mesmo auxiliar o processo de perda de peso. Se sente que anda a comprometer o seu descanso noturno confira comigo 20 dicas para dormir bem e acordar ainda melhor!

 

 

1. Planeie o dia seguinte

 

1.jpg

 

Não se vá deitar sem antes planear o dia de amanhã. Anote tudo num bloco de notas e durma mais tranquilo durante a noite pois já está preparado para o dia seguinte. Desta forma irá acordar mais relaxado em vez de preocupado e tenso.

 

2. Organize rapidamente a desarrumação

 

2.jpg

 

Tire 10 minutos todas as noites para arrumar a casa rapidamente. Apenas 10 minutos irão ajudá-lo a reduzir os níveis de stress todas as manhãs e ainda lhe darão a sensação de casa organizada assim que acordar. Não é necessário fazer uma limpeza da casa, atenção, basta guardar no sítio os objetos que se encontram desarrumados.

 

3. Prepare o pequeno almoço

 

3.jpg

 

Prepare o seu pequeno-almoço na noite anterior para economizar tempo de manhã. Poderá deixar já a mesa posta com a loiça e os produtos que não precisam de estar no frigorífico, colocar o café na máquina, a água no fervedor ou cortar a fruta e deixá-la tapada no frigorífico. Poderá ainda preparar overnight oats (*temos que falar sobre isto!!*) e terá um pequeno-almoço saudável e já preparado para toda a família prontinho pela manhã.

 

4. Coloque tudo o que precisa perto da porta de entrada de casa

 

4.jpg

 

Para além de preparar a sua roupa na noite anterior, deverá ainda reunir todos os itens que serão necessários no dia seguinte de manhã (tais como a sua mala, sapatos, óculos, chaves, tablet) e colocá-los no móvel à entrada de casa para que não perca tempo à procura deles (ou ainda pior... que se esqueça deles!).

 

5. Escolha a sua roupa na noite anterior

 

5.jpg

 

Ainda esta semana falámos deste tema por isso faça a si mesmo um favor e separe a sua roupa sempre na noite anterior (incluindo os acessórios) não se esquecendo de verificar se alguma peça precisa de ser passada a ferro.  

 

6. Torne o seu quarto um espaço confortável

 

6.jpg

 

Há quem goste de dormir completamente às escuras e quem prefira que a luz entre pelas janelas logo pela manhã. Descubra o que funciona melhor para si e prepare o seu quarto nesse sentido. Escolha ainda roupa de cama de qualidade e confortável para se sentir aconchegado todas as noites e verifique se o quarto se encontra a uma temperatura adequada. Muito importante ainda é a qualidade do seu colchão e da sua almofada bem como a higienização dos mesmos.

 

7. Deite-se sempre à mesma hora

 

7.jpg

 

Tente evitar variações no horário de se ir deitar. Se criar uma rotina para dormir irá dormir muito melhor. Isto aplica-se essencialmente ao fim-de-semana pois nestes dias acabamos por prolongar as horas em que estamos acordados.

 

8. Beba uma bebida quente antes de se deitar  

 

8.jpg

 

As noites ficam mais quentes e nem sempre apetece beber bebidas quentes, no entanto se o fizer antes de se deitar e se optar por um chá calmante (como o de camomila, por exemplo) aumentará os níveis de glicina, um neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central e dormirá mais relaxado. Não se esqueça ainda de cortar no café e outras bebidas estimulantes algumas horas antes de dormir para que não tenha um sono agitado.

 

9. Evite o uso de tecnologia

 

9.jpg

 

Evite a exposição ao uso de tecnologia pelo menos uma hora antes de se deitar. A exposição a ecrãs inibe a produção de melatonina, responsável por induzir o sono, por isso nada de ficar agarrado ao telemóvel antes de adormecer!

 

10. Não coma antes de ir para a cama

 

10.jpg

 

Evite comer minutos antes de ir dormir e mantenha o espaço de pelo menos uma hora entre a última refeição e a hora de ir deitar.

 

11. Pratique exercício físico

 

11.jpg

 

Praticar exercício físico com regularidade contribui para o bem estar físico e mental e facilita noites de sono de maior qualidade.

 

12. Evite beber álcool e fumar 

 

12.jpg

 

Evite o consumo de álcool e tabaco no período noturno. Estas substâncias podem transmitir a falsa sensação de relaxamento mas são na realidade estimulantes provocando-lhe um sono mais agitado. 

 

13. Durma sem roupa

 

13.png

 

Segundo a Academia Americana de Ciência do Sono, quem dorme sem roupa tem um sono mais profundo e relaxado uma vez que o uso de pijama e roupa interfere com o mecanismo de temperatura do corpo provocando insónias.

 

14. Não abuse na água antes de se deitar

 

14.png

 

Beber água: Sim! Beber muita água à noite: Não! Não abuse da água à noite para evitar ter que se levantar a meio da noite para ir à casa de banho, interrompendo assim o seu período de descanso.

 

15. Tome um banho relaxante

 

15.jpg

 

Procure tomar um banho relaxante e morno antes de ir dormir e se possível passe um creme hidratante pela pele antes de se deitar permitindo-se uma automassagem relaxante.

 

16. Não leve o trabalho para a cama

 

16.jpg

 

Evite levar qualquer documento de trabalho para a cama. Antes de dormir abstraia-se completamente do seu dia de trabalho e permita-se relaxar.

 

17. Faça amor antes de dormir

 

17.jpg

 

O ato sexual antes de dormir relaxa e liberta o stress fazendo com que as pessoas envolvidas deixem de pensar no que fizeram durante o dia.

 

18. Evite o snooze pela manhã

 

18.jpg

 

Evite ficar "só mais 5 minutinhos" na cama. Assim que acordar, levante-se logo. Porquê? Quando estamos prestes a adormecer, a serotonina é libertada no corpo, responsável pela sensação de relaxamento que temos antes de adormecer, depois disto atravessamos um sono profundo e em seguida voltamos a entrar num sono leve enquanto o organismo se prepara para acordar. Esta preparação envolve a libertação de dopamina responsável por nos acordar e tentar acabar com a sensação de sonolência. Quando o alarme toca de manhã, a dopamina domina o nosso organismo, no entanto, se pressionarmos o botão snooze e voltarmos a adormecer iniciamos um novo ciclo de sono, deixando o organismo bastante confuso. É precisamente esta confusão de químicos e de entradas e saídas em ciclos de sono que nos provocam a sensação de desorientação e má disposição ao acordar e que nos impede de acordar com a sensação de energia renovada.

 

19. Espreguice-se, pela sua saúde

 

19.jpg

 

Alongar-se ou esperguiçar-se ao acordar permite que o sangue flua pelo corpo, liberta endorfinas, evita dores de cabeça e lubrifica as articulações.  

 

20. Faça a cama todas as manhãs

 

20.jpg

 

Fazer a cama todas as manhãs proporciona-nos sentimentos de realização, ordem e produtividade essenciais para que o nosso dia comece da melhor maneira. 

 

 

E você, dorme bem?

Que técnicas usa para dormir melhor?

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub