Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Anita Descomplica

Organizar nunca foi tão fácil. Complica? A Anita descomplica!

Anita Descomplica

02
Jun17

Como tirar manchas da roupa das crianças

Anita

0.png

 

Como foi o vosso Dia da Criança? Muitas brincadeiras? Normalmente as brincadeiras são acompanhadas de manchas na roupa dos mais pequenos que nos deixam os cabelos em pé.

 

As manchas nas roupas das crianças só se tornam um pesadelo se forem usados os detergentes inadequados para as tirar ou se houver mistura de itens que provoquem alguma reação e que em vez de ajudar acabam por atrapalhar pois impossibilitam que a mancha se desprenda do tecido.

 

Saiba quais são os produtos de limpeza e outros ingredientes capazes de aniquilar as manchas da roupa das crianças.

 

1. Fomos brincar para a relva?

 

1.jpg

 

Roupas manchadas com clorofila da relva do parque ou de outras plantas em geral podem ser removidas com um pouco de álcool. Se ainda assim a mancha persistir a solução é lavar com um branqueador à base de oxigénio.

 

2. Lama? Oh não!

 

2.jpg

 

Brincar na terra é muito saudável mas normalmente vem sempre acompanhado de manchas de lama. Não desespere! A lama sai facilmente, principalmente se estiver seca. Deixe secar e escove os tecidos para retirar os resíduos. Em seguida é conveniente aplicar uma pasta de sabão em pó ou, em caso de manchas mais teimosas, deixar de molho em água com branqueador à base de oxigénio. Por fim, lave normalmente à mão ou na máquina.

Dica importante: Se a cor do tecido for clara e a roupa delicada, uma boa alternativa é lavar a roupa com água fria e depois com água misturada com vinagre branco. 

 

3. Para os mecânicos de serviço.

 

3.jpg

 

Os seus filhos foram brincar para a garagem ou entreteram-se a consertar uma bicicleta e agora as roupas estão cheias de manchas de óleo? Não se procupe! Para remover manchas de óleo, o tecido deve ser molhado e receber sobre a mancha um solvente (como a acetona). Depois deste procedimento, basta lavar com sabão branco e bastante água. 

 

4. Tem pintores aí em casa?

 

4.jpg

 

Se os seus filhos estão a treinar para um dia virem a ser pintores, saiba que as manchas de tinta normalmente saiem com uma mistura de amoníaco com água óxigenada. Junte quatro gotas de amoníaco e uma colher de água óxigenada a dois litros de água, deixe atuar na sua roupa durante cerca de duas horas e em seguida lave normalmente. Se as nódoas persistirem sempre pode considerar a peça de roupa como uma obra de arte!

Atenção: O Amoníaco é um produto tóxico por isso utilize luvas de borracha e faça este processo num local bem ventilado.

 

5. E as manchas de tinta de caneta?

 

5.jpg

 

Para retirar os riscos de caneta das roupas dos pequenos escritores o truque é deixar a roupa de molho em água e sabão e depois ir aplicando, repetidas vezes, uma mistura de leite com vinagre branco sobre a mancha.

 

6. Meias com sujidade acumulada.

 

6.jpg

 

As manchas nas meias não são privilégio das crianças mais travessas, afinal as meias tendem a ficar encardidas com o tempo e a maioria das mães alega que as meias das crianças são as mais problemáticas. A Solução? Ferver as meias junto com uma rodela de limão! Ficam (quase) como novas!

 

7. E as manchas de transpiração?

 

7.jpg

 

As nódoas nos colarinhos e na área debaixo dos braços, também sujeitas a manchas provocadas pelo desodorizante, saiem se lavar o tecido com água e aplicar sabão em barra nas manchas amareladas. Depois, deixe algumas horas ao sol para por fim enxaguar.

 

8. Para os mais gulosos.

 

8.jpg

 

Roupas manchadas com chocolate não devem ir diretamente para a máquina de lavar sem retirar previamente as nódoas à mão com água morna e um removedor de manchas. Se mesmo assim a mancha não desaparecer por completo as roupas deverão ir à máquina com um branqueador adequado para o tipo de cor e tecido da peça. No caso das roupas brancas, é possível remover as manchas de chocolate com sucesso aplicando sobre as manchas água óxigenada a 10 volumes.

 

9. Entornou sumo de fruta?

 

9.jpg

 

O seu filho estava a beber um sumo de fruta e entornou-o na roupa? Coloque rapidamente sal sobre a mancha e em seguida estique a peça e despeje sobre a mancha uma mistura de um copo de água a ferver com uma colher de sopa de álcool ou de amoníaco. Se a mancha já estiver seca ou for mais antiga, humedeça a área manchada com vinagre branco, deixe agir por alguns minutos e por fim lave com bastante água.

 

10. Dia da comida italiana.

 

10.jpg

 

Decidiu cozinhar um maravilhoso esparguete à bolonhesa e o seu filho derramou molho de tomate na roupa? Molhe a roupa de imediato e aplique maizena (amido de milho) sobre a mancha. Deixe secar, retire o amido de milho com o auxílio de uma escova e lave a peça normalmente à mão ou na máquina de lavar.

 

11. Pastilhas elásticas não são problema.

 

11.png

 

O grande problema das pastilhas elásticas é que elas se agarram "com unhas e dentes" à roupa, tornando difícil a remoção das mesmas. Mas há uma solução! Envolva uma pedra de gelo em plástico e passe na pastilha elástica, isto vai endurece-la, tornando-a menos aderente ao tecido e permitindo que seja removida mais facilmente.

 

12. Gordura. O eterno inimigo da roupa.

 

12.jpg

 

As manchas de gordura podem ser removidas com sabonete branco ou detergente incolor com água fria. Porém, estas fórmulas só funcionam se as manchas forem recentes. Se se tratar de uma mancha antiga mas a roupa ainda não foi lavada coloque detergente sobre a mancha e esfregue, ferva água suficiente para cubrir toda a mancha, despeje na mancha ensaboada e deixe de molho durante cerca de trinta minutos, por último, esfregue e lave totalmente. No entanto, se já tiver lavado a peça de roupa e reparar que a mesma tem manchas de gordura, ferva um litro de água e adicione-lhe uma colher de sopa de amoníaco, mergulhe uma escova nesta solução e esfregue as manchas e, em seguida, limpe a mancha com água e vinagre branco e, por fim, lave a peça normalmente.

 

13.jpg

 

Mantenha a roupa dos seus filhos sem manchas e não se esqueça que o processo de aprendizagem das crianças envolve cometer alguns erros no que toca a manchas na roupa.

Antes de questionar o seu filho acerca das manchas que estão na roupa, procure saber como correram as brincadeiras e as atividades do dia. Elogie-o primeiro e preocupe-se com as manchas depois.

 

Veja também: A casa da roupa branca

 

(Imagens retiradas da Internet)

 

E vocês? Como reagem quando perante as manchas?

Que dicas têm para partilhar?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub