Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Anita Descomplica

Organizar nunca foi tão fácil. Complica? A Anita descomplica!

Anita Descomplica

05
Dez17

Decore a casa para o Natal

Anita

0.png

 

Sou completamente apaixonada pelo Natal, confesso.

 

Desde sempre que dedico uma atenção especial às decorações nesta época do ano e sinto que é tão reconfortante chegar a casa depois de um dia de trabalho e com o frio que se sente lá fora e sentir a sala iluminada pelas luzes da árvore enquanto bebo um chá.

 

A decoração de Natal, mais que algo próprio da época traz às casas uma alegria que prevalece durante todo o mês de Dezembro (se bem que eu sou daquelas que, por mim, estendia as decorações até à Páscoa!) por isso aqui estão as minhas dicas principais para decorar a casa para o Natal.

 

 

1. A Árvore de Natal

 

1.jpg

 

A Árvore de Natal é a estrela desta quadra. Pode ser pequena ou grande, natural ou artificial, verde ou branca (ou de qualquer outra cor) mas é a peça mais importante no que toca a decorações de Natal. Tivesse eu espaço em casa e tinha uma em cada divisão! Por aqui optamos por uma árvore artificial verde e com uma decoração bastante tradicional (em verde e vermelho) mas uma Árvore de Natal é uma Árvore de Natal e fica sempre bonita (independentemente das decorações que tenha!).

 

2. O Presépio

2.jpg

 

O Presépio é a simbologia decorativa do nascimento de Jesus. Tradicionalmente é montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus que só é colocada na noite de Natal, depois da Missa do Galo. Aqui já não somos tão tradicionais e o nosso Presépio tem o Menino Jesus desde o ínicio. Há quem opte por Presépios repletos de figuras ou quem como nós só tenha a Sagrada Família (São José, Virgem Maria e Menino Jesus) mas sem dúvida que o Presépio não deve faltar nas nossas casas.

 

3. O Centro de Mesa

 

3.jpg

 

Os centros de mesa no Natal não esperam pela ceia de Natal para ser exibidos, decorando as nossas mesas durante todo o mês de Dezembro. Aproveite os ornamentos que não colocou na árvore, adicione velas e fitas de acordo com a decoração escolhida e termine com elementos decorativos fornecidos pela Mãe Natureza (pinhas, ramos de árvore, bagas, maçãs, paus de canela, castanhas) e dê um toque natalício à mesa da sala de jantar.

 

4. A Lareira

 

4.jpg

 

A lareira é um dos locais onde ficam mais bonitas as decorações de Natal. Seja grinaldas de folhas, molduras com imagens alusivas á época, velas, meias penduradas ou sacos do Pai Natal (afinal é por aqui que ele entra nas nossas casas!), a lareira é sem dúvida um local propenso a exibir as decorações de Natal. Aqui em casa - infelizmente! - não temos lareira e que falta que ela nos faz nesta altura do ano. Não deixem de decorar a vossa!

 

5. Coroa de Natal na porta de entrada

 

5.jpg

 

As coroas de Natal ficam bem em qualquer lado. Pode optar por colocar uma coroa a fazer de centro de mesa (fica muito bonita com uma vela no meio) ou a decorar a lareira mas sem dúvida que é um dos must-have do Natal... uma coroa em cada porta!

 

6. Decorar as janelas

 

6.jpg

 

Anime as suas janelas com decorações de Natal. Há quem opte por colocar luzes em torno da janela ou pulverizar as janelas com neve artificial mas também poderá optar por colocar pequenas decorações usando fita e ornamentos que não tenha usado na árvore de Natal.

 

7. A Mesa de Natal

 

7.jpg

 

A mesa de Natal é a protagonista na noite da Consoada. É em redor da mesa que juntamos a família e os amigos e onde partilhamos o verdadeiro espírito de Natal e para além de um bonito centro de mesa vista a mesa a rigor para esta época.

 

Dica:

Guardanapo de Natal

 

8.png

 

Aprenda a embrulhar um guardanapo com uma bonita Árvore de Natal e coloque por cima dos pratos o que só por si já será meio caminho andado para uma bonita mesa de Natal.

 

8. Divisões a decorar

 

9.jpg

 

Que divisões decorar? Ora aqui está uma boa questão... Há quem prefira concentrar as decorações de Natal numa só divisão (sala de estar ou jantar) e há quem opte por enfeitar a casa toda e como gostos não se discutem (principalmente no Natal!) fica ao critério de cada um que divisões decorar. Eu como sou completamente viciada em decorações de Natal cada divisão da casa tem um pequeno apontamento referente a esta época e vocês o que preferem?

 

9. Casa que cheira a Natal

 

10.png

 

Nesta época os nossos sentidos vibram. Seja com músicas de Natal, com o toque macio das mantas, com os sabores da época ou com o brilho das decorações o que também não falta aqui em casa é um cheirinho a Natal. Como? Simples! Ora apontem a receita: Colocamos uma panela com água ao lume e adicionamos quatro paus de canela, duas laranjas cortadas em gomos (com casca), uma chávena de arandos vermelhos, dois raminhos de alecrim e uma colher de sopa de cravo-da-Índia. Deixamos ferver e quando ferve baixamos o lume para o mínimo e mantemos a panela ao lume (aqui não se esqueça de ir observando sempre e, se necessário, mexer de vez em quando para que a água não suba em demasia e os ingredientes não se queimem!) Enquanto a panela está ao lume é libertada uma combinação de aromas que espalham estas essências por toda a casa. Até que ponto o cheiro se espalha depende, claro, do tamanho e layout da sua casa mas pode sempre dobrar ou triplicar a receita para um cheiro mais forte. Dica: Se houver zonas da sua casa que não fiquem perfumadas retire um pouco da mistura da panela e coloque-a num fondue de chocolate daqueles que têm uma velinha e acenda a vela para ir mantendo a mistura quente e libertar este cheirinho tão bom! Experimente! Normalmente optamos por fazer isto no hall de entrada que na nossa casa dá acesso direto a todas as divisões.

 

11.png

 

E vocês, já decoraram a vossa casa para o Natal?

 

Enviem-me fotografias das vossas decorações para anitadescomplica@sapo.pt.

 

12.jpg

 

(Imagens retiradas da Internet

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub