Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Anita Descomplica

Organizar nunca foi tão fácil. Complica? A Anita descomplica!

Anita Descomplica

24
Abr17

Erros comuns na Limpeza da Casa

Anita

0.png

 

Manter a casa sempre limpa não é uma tarefa fácil. Para que tal aconteça é preciso muito esforço físico e sobretudo muita dedicação. Mas por vezes, a limpeza torna-se de tal forma automática que acabamos por cometer erros que, em vez de ajudar, acabam por atrapalhar todo o processo.

 

Se prestarmos atenção a alguns detalhes podemos adquirir novos hábitos que permitam tornar a limpeza da casa mais eficiente ou seja alcançar um resultado melhor em menos tempo e com menos desperdício.

 

Veja comigo as próximas dicas e analise se pratica algum dos erros mais comuns na limpeza da casa para que os possa evitar de futuro.

 

 

1. Limpar de forma aleatória

 

1.jpg

 

Quando limpamos a casa conforme necessidade e sem qualquer tipo de planeamento acabamos por ter que escolher entre o que é mais e menos urgente. Desta forma algumas tarefas como limpar as janelas e os azulejos costumam ser negligenciadas o que faz com que a casa mantenha o aspeto sujo mesmo depois da limpeza ser efetuada.

Opte por ter uma rotina de limpeza com tarefas delineadas semanalmente, quinzenalmente e mensalmente para que a casa se mantenha sempre limpa.   

 

2. Ignorar a ordem certa da limpeza

 

2.png

 

Faz muita diferença a ordem em que se faz a limpeza sendo que um dos erros mais comuns é começar pela limpeza do piso. O ideal é sempre começar de cima para baixo evitando que a sujidade se deposite no piso já limpo.

 

3. Aplicação de produtos na área errada

 

3.jpg

 

O produto de limpeza errado pode desgastar os pisos e as bancadas e danificar a superfície dos móveis. Um dos erros mais comuns é achar que um produto multiuso serve para limpar toda a casa. Estes produtos devem ser usados apenas em superfícies laváveis como cerâmicas, plásticos e paredes e nunca em superfícies de madeira e metal. Atenção: usar produtos multi-uso em superfícies brancas amarela-as com o tempo por isso tenha bastante cuidado onde utiliza este tipo de produtos.

 

4. Não lavar os eletrodomésticos

 

4.jpg

 

Os eletrodomésticos poupam-nos bastante tempo e esforço na hora de limpar a casa, no entanto, se eles próprios não forem alvo de uma limpeza regular podem não só dificultar a limpeza como torná-la mais demorada. Sendo assim, higienize todas as semanas a sua máquina de lavar roupa e máquina de lavar loiça e lave ou troque o filtro do aspirador.

 

5. Atenção às bactérias

 

5.jpg

 

Manter a casa limpa é também assegurar que o ambiente não ofereça riscos à saúde. Parece exagero mas a verdade é que também em nossa casa estamos propensos a infeções e doenças caso alguns cuidados sejam ignorados. Por exemplo, para economizar o ciclo da máquina de lavar roupa é indicado colocar o máximo de roupa possível sem utilizar qualquer critério de separação. Errado!! As bactérias das roupas intímas não podem entrar em contato com a toalha de mesa, por exemplo. Da mesma forma, deve ter em atenção para não usar o mesmo pano de limpeza na casa-de-banho e na cozinha. Muito importante: não se esqueça ainda de higienizar a esponja do lava-loiça com frequência. Para isso, basta aquecê-la durante 1 minuto no microondas (não se esqueça de colocar meia chávena de água para proteger o emissor do microondas), permitindo a eliminação de cerca de 99% das bactérias presentes na esponja.  

 

6. Utilize os materias corretos

 

6.jpg

 

Se limparmos o pó com um pano velho provavelmente vamos ter que refazer a limpeza, da mesma forma que se limparmos uma carpete com a vassoura (em vez de usarmos o aspirador) iremos espalhar o pó pela casa toda. Separe os materias corretos a utilizar em cada divisão de modo a poupar tempo e evitar ter que recomeçar a limpeza. Invista num bom aspirador que possa ser utilizado nos diferentes tipos de piso, nas carpetes e sofás. Use panos de flanela para não riscar os móveis e escovas de tamanho adequado para os azulejos.  

 

7. Lavar as janelas em dias de sol

 

7.jpg

 

O limpa-vidros seca muito mais rapidamente quando exposto à luz direta do sol, resultando em manchas nas janelas. O ideal é fazer a limpeza das janelas ao final da tarde ou quando o céu estiver mais encoberto. Para acelerar a secagem passe um pano de microfibra após a limpeza.

 

8. Aplicar produtos diretamente nas superfícies

 

8.jpg

 

Só quando a superfície a limpar estiver realmente muito suja é que se deve aplicar o produto de limpeza diretamente. Na limpeza diária da casa opte por aplicar o produto de limpeza na esponja ou pano e esfregue. Isto impede que se deixem resíduos desnecessários que tornam as superfícies pegajosas e deixam marcas. Atenção: mais produto de limpeza não é sinónimo de uma limpeza mais eficiente. Respeite as dosagens previstas nas embalagens e evite deixar as superfícies com aspeto mais sujo do que estava antes da limpeza.

 

9. Fazer a limpeza sem luvas

 

9.jpg

 

A nossa pele é bastante absorvente e vai sugar qualquer produto que entre em contato. Mesmo os produtos naturais podem ressecar a pele. Evite as luvas de borracha ou látex: opte por luvas com o interior forrado a algodão que criam uma barreira ainda mais protetora e são bastante mais confortáveis.

 

10. Limpar manchas de carpete à superfície

 

10.jpg

 

Esfregar as manchas de urina dos animais, vinho tinto e café não é eficaz a longo prazo. Se não removermos o líquido da camada mais profunda ele eventualmente acabará por voltar à superfície. Assim que notar a mancha use uma toalha seca para absorver o máximo de líquido, em seguida ensope com água com gás ou água gelada e pressione novamente com outra toalha seca (pise o pano para potencializar a absorção) e repita o processo até que a toalha não fique manchada com a cor do líquido.

 

11.jpg

 

Conseguiu identificar algo que possa ser melhorado de forma a tornar a limpeza de casa mais eficiente?

 

Complica? A Anita Descomplica... 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Anita 04.05.2017

    Nunca é tarde para mudar :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub