Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Anita Descomplica

Organizar nunca foi tão fácil. Complica? A Anita descomplica!

Anita Descomplica

03
Mai17

Passos para adotar um animal de estimação

Anita

0.png

  

Adotar um animal de estimação pode parecer uma excelente ideia mas deverá sempre ter a certeza de que quer realmente antes de se comprometer.

 

A partir do momento em que tomamos essa decisão é mais um ser que está sob a nossa responsabilidade e que depende de nós para estar bem por isso reflita bem antes de adotar. 

 

Tenha em atenção que levar para casa um animal não deve ser, de todo, uma decisão por impulso. Por mais que o ache fofinho ou que os seus filhos chorem a pedir um animal de estimação lembre-se que, tal como os seres humanos, também os animais precisam de se alimentar e de ter cuidados de saúde para crescerem felizes e saudáveis e como tal, adote um animal só se for capaz de conseguir dar-lhe a estabilidade de que precisa para viver.

 

Confira os passos a ter em atenção.

 

1. Faça as contas

 

1.jpg

 

Como se costuma dizer "os animais comem connosco à mesa" no entanto este trocadilho desfaz-se facilmente se pensarmos que um animal tem que ir ao veterinário com alguma frequência e deverá alimentar-se de uma ração específica por isso, deve pegar num papel e fazer uma estimativa dos custos mensais associados a ter um animal de estimação para saber se os consegue suportar. Tenha em conta a ração, os biscoitos, os banhos e tosquias, os brinquedos, a cama, a coleira, a mala de transporte, a castração, as visitas ao veterinário e vacinas e as despesas com eventuais doenças que possam aparecer.

 

2. Seja realista sobre a sua rotina 

 

2.jpg

 

Se vive sozinho e trabalha muitas horas talvez adotar um cão não seja a melhor solução para si. Os animais exigem tempo da nossa parte. Sabe quando chega a casa e o cão corre na sua direção para dar "beijinhos"? Ele não só está feliz por o ver como sabe que é o momento de ser mimado. É necessário ter tempo para brincar, passear, mimar o animal...

 

3. Pesquise

 

3.jpg

 

  

Quem tem um animal de estimação sabe que é das melhores coisas do mundo. Dão-nos todo o amor que conseguem e cobram-nos muito pouco de volta no entanto há que ter em atenção que não nascem ensinados e muitas vezes têm um passado de maus tratos o que irá exigir da sua parte muita paciência. Leia sobre os animais em que está interessado antes de adotar e veja qual se adapta melhor ao seu estilo de vida.

 

4. Escolha serviços de confiança

 

4.png

 

 Antes de levar o seu novo amigo peludo para casa pesquise sobre os serviços disponíveis na sua área: veterinários, petshops, hospitais veterinários com serviço de 24h para o caso de surgir alguma emergência e escolha cuidadosamente onde irá procurar os cuidados para o seu animal.

 

5. E nas férias?

 

5.jpg

 

Está a ver aquelas imagens que vê no verão nas redes sociais de animais acorrentados nas estradas? Infelizmente são reais!  Nesta altura do ano a taxa de abandono de animais de estimação aumenta significativamente por causa das férias. É importante que tenha uma pessoa de confiança a quem deixar o seu. Em alternativa poderá sempre procurar hóteis petfriendly ou ponderar deixá-lo num alojamento.

 

6. Informe-se sobre as regras

 

6.jpg

 

Se mora numa casa alugada terá que se informar junto do seu senhorio sobre as políticas para animais de estimação. A mesma regra aplica-se se morar num condomínio onde terá que questionar a administração quais as regras para animais de estimação. Onde eu moro as regras são bastante rígidas acerca da utilização das partes comuns pelos animais: para entrar e sair do prédio ou circular no elevador os animais terão que ser transportados ao colo e não está permitido o acesso dos mesmo à área do jardim pelo que deverá ter sempre isto em atenção para não entrar em confronto com os seus vizinhos.  

 

7. Prepare-se para a chegada do seu animal de estimação

 

7.png

 

Depois de seguir os passos acima prepare a sua casa para a chegada do seu novo amigo. Comece por providenciar a alimentação e a cama dele e aos poucos vá adquirindo todos os outros objetos de que necessita.

 

8. Onde adotar?

 

8.jpg

 

Encontra-me.org é, não só a maior base de dados de animais desaparecidos em Portugal como também é o sítio onde poderá encontrar a lista de associações por distrito onde poderá adotar um animal de estimação.

 

E você, já adotou ou está a pensar adotar um animal de estimação?

Partilhe comigo a sua experiência.

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub