Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Anita Descomplica

Organizar nunca foi tão fácil. Complica? A Anita descomplica!

Anita Descomplica

21
Jun17

Plantas purificadoras do ar

Anita

0.png

 

Cultivar plantas em casa é uma ótima forma de decorar e tornar o seu espaço mais aconchegante, além de, claro, serem uma distração (quase uma terapia!) para as horas vagas. Mas sabia que as plantas, além de deixarem o ambiente de qualquer casa mais alegre ainda podem purificar o ar?

 

Em 1989, a NASA fez um estudo para determinar quais as plantas mais indicadas para cumprir essa função purificadora em ambientes fechados e assim tornar a nossa casa mais saudável. Esta pesquisa levou em consideração vários poluentes do ar como o xileno, o benzeno, o amoníaco, o tricloroetileno e o formaleido que normalmente estão presentes nas nossas casas e escritórios. Desse estudo resultou o livro "How to Grow Fresh Air" do Dr. Bill Wolverton.  

 

Mas porque temos estes poluentes nas nossas casas? Existem inúmeras substâncias químicas dentro de casa libertadas pelas carpetes, pinturas, móveis e aparelhos de entretenimento. Em suma, os nossos organismos estão expostos diariamente a micro poluentes, uma vez que, em média, 90% do ar que respiramos provem de espaços fechados. Por isso é conveniente arejar a sua casa ou local de trabalho pelo menos dez minutos por dia. A introdução de plantas nesses espaços vai ajudar a melhorar a qualidade do ar ( e pode ser uma boa ajuda no Inverno, quando o tempo não permite o arejamento dos edifícios).

 

Mas não precisa de transformar a sua casa numa selva. Normalmente chega colocar uma por cada dez metros quadrados. Além disso, o excesso de plantas pode ter o efeito contrário ao pretendido, devido ao excesso de humidade.

 

Confira 20 plantas que purificam o ar:

 

1. Planta Jibóia ou Hera do Diabo (Epipremnum aureum)

 

Planta Jiboia ou Hera-do-diabo.jpg

 

A Planta Jibóia ou Hera do Diabo é uma planta trepadeira que possui espécies provenientes de diferentes regiões. Podem ser cultivadas dentro de casa, em vasos, jardins ou em redor de árvores. É muito resistente e não requer grandes cuidados uma vez que se adapta bem a locais sem sol, só precisa de ser regada se estiver seca e, dependendo da espécie adquirida, podem exigir podas constantes a fim de evitar qualquer dano na pintura das paredes ou que ocupem muito espaço além do limite do vaso. Se for colocada em vasos suspensos cria um efeito cascata bastante bonito.

Esta planta trepadeira não é indicada para quem tem crianças ou animais de estimação em casa por ser tóxica quando ingerida.

Remove todos os tipos de compostos orgânicos voláteis sobretudo o formaldeído, xileno e benzeno.

 

2. Lírio da Paz (Spathiphyllum)

 

Lírio da Paz.jpg

 

É considerada uma das melhores plantas purificadoras de ar, o Lírio da Paz é conhecido por reduzir as toxinas internas das residências que são prejudiciais à saúde, ajudando também a remover substâncias como formaldeído e benzeno do ar e ainda destrói os esporos do bolor. 

Para além de ser um humificador natural, é uma planta que sobrevive bem com pouca luz e pouca água e tem grande longevidade. No entanto, recomenda-se que seja mantida longe de correntes de ar pois não gosta de áreas frias.

É uma planta tóxica, não aconselhada a quem tem crianças ou animais de estimação em casa.

 

3. Palmeira Dama (Raphis excels)

 

Palmeira-dama.jpg

 

A Palmeira Dama, também conhecida como Palmeira-ráfis é originária da Ásia e pode chegar a até 3 metros de altura. Os japoneses foram os primeiros a utilizá-la como planta ornamental de interior para adornar o Palácio Imperial, sendo, hoje em dia, muito popular na decoração de escritórios, lojas, eventos e salas de estar. Deve ser cultivada em áreas com temperaturas amenas e sem luz direta.

De acordo com a NASA, encarrega-se de eliminar do ar o formaldeído, xileno e amoníaco.

 

4. Espada de São Jorge ou Língua da Sogra (Sansevieria trifasciata)

 

Língua da Sogra (também espada de são jorge).jp

 

Esta planta de origem africana é bastante utilizada na decoração de interiores, sobretudo por ter a vantagem de sobreviver bem em condições desfavoráveis pois é extremamente resistente, podendo aguentar temperaturas muito quentes (até 40ºC) e muito frias (-5ºC) se esses extremos ocorrerem de maneira esporádica e possui uma grande capacidade para perdurar em ambientes fechados, com pouca luz e húmidos. Requer ainda poucos cuidados, tolera solos com baixa fertilidade e deve ser regada com pouca frequência. Apesar de ser uma sobrevivente nata, a Espada de São Jorge desenvolve-se rapidamente e portanto é preciso retirar as folhas com certa frequência.

Esta planta é uma das melhores formas de absorver e filtrar formaldeídos (presentes em tecidos sintéticos, carpetes e madeiras e muito comum em produtos de limpeza, papel higiénico e produtos para cuidados pessoais), benzeno (presente em tintas e cigarros), xileno e tricloroetileno (normalmente usado como solvente industrial), sendo que também absorve poluentes atmosféricos, como o óxido de nitrogénio

Dado que é uma planta tóxica, deve-se ter algum cuidado se na sua casa houver crianças ou animais de estimação.

 

5. Clorofito ou Planta Aranha (Chlorophytum comusum)

 

Planta Aranha ou Clorofito.jpg

 

A Planta Aranha, também conhecida como Clorofito, é uma planta ótima para cultivar em interiores, pois é resistente e bastante fácil de cuidar. As suas raízes são carnudas devido à acumulação de água e por esse mesmo motivo é capaz de resistir a períodos de poucas regras. Gosta de luz forte, podendo receber luz direta desde que não seja nas horas de calor intenso. É uma planta que dificilmente morre mesmo que esteja num local de pouca luz e que se esqueça frequentemente de a regar. Mas se a quiser sempre bonita, especialmente no verão, não deve deixar a terra secar por completo para impedir que as folhas fiquem escuras nas pontas e por isso à noite, polverize-a com um borrifador. Dá flores brancas e discretas, no entanto a folhagem pendente e elegante já garante toda a beleza a esta planta.

Tem um efeito melhor ainda se for colocada na cozinha ou perto da lareira, uma vez que estes são os locais onde mais se acumulam monóxido de carbono. Também ajuda a remover formaldeído, xileno e benzeno.

 

6. Dracena ou Pau d'Água (Dracaena fragrans)

 

Pau d’água.jpg

 

A planta conhecida como Pau d’Água pertence ao género Dracena e é caraterizada por folhas verdes e longas e pode ser mantida em vasos grandes e áreas iluminadas mas também resiste bem a locais mais sombreados, como o interior de salas.

As dracenas apresentam inúmeras variações de espécie, são bastante usadas em paisagismo e decoração de interiores, além de possuírem a capacidade de retirar poluentes do ar. No geral, as espécies se destacam por suas folhas ornamentais, as quais variam em formato e cor de acordo com o tipo.

 

7. Dracena de Madagáscar (Dracaena marginata)
 

Dracena de Madagáscar.jpg

 

Uma outra espécie de Dracena que merece destaque é a Dracena de Madagáscar. Possui folhas mais finas e pontiagudas que a Dracena anterior e é uma ótima planta para preencher cantos devido a sua ascendência vertical. Só é preciso ter em atenção o local em que é colocada pois necessita de muito sol e não tolera frio ou ventos fortes.

É considerada das melhores plantas para remoção de formaldeído, tricloroetileno e xileno (presentes em vernizes, lacas e gasolina). É a planta mais eficaz na remoção da acetona, sendo também indicada para salões de beleza.

Dado que também é uma planta tóxica, deve-se ter algum cuidado se na sua casa houver crianças ou animais de estimação.

 

8. Árvore-da-borracha (Ficus elastica)

 

Planta da Borracha.jpg

 

Esta planta é a ideal para espaços pequenos e abafados. Sobrevive com pouca luz natural e é ótima para retirar elementos poluidores do ar do espaço onde estiver colocada. Se estiver exposta a pouca luz solar o único problema será um ligeiro atraso no crescimento da planta. É muito resistente e, como tem um alto índice de transpiração, ajuda a manter a humidade do ar. Em poucos anos, ela pode crescer muito rápido. É eficiente na eliminação do benzeno, xileno, formaldeído e tricloroetileno.

 

9. Hera Inglesa (Hedera helix)

 

Hera.png

 

Largamente conhecida pela sua capacidade destruidora de exteriores, a Hera Inglesa trará benefícios quando transplantada em casa. Mantenha-a sob controlo (crescendo apenas até onde quiser) e poderá usá-la como peça decorativa e como purificadora do ar da sua casa. Um dos pontos positivos de colocar esta planta em casa é que requer pouca manutenção e dá-se bem com a divisão entre sol e sombra.

Filtra formaldeídos e reduz consideravelmente as partículas fecais que ficam no ar sendo, por isso, ideal para quem tem animais de estimação que evacuam dentro de casa.

 

10. Gerbera (Gerbera jamesonii)

 

Gerbera.jpg

 

As Gerberas são muito ornamentais e trazem delicadeza e alegria ao ambiente com suas flores coloridas. Porém esta é uma planta difícil de cultivar dentro de casa pois precisa de muito sol e solo bem adubado, sendo melhor para quem tem jardim. Opte por colocá-las frescas no seu quarto uma vez que é um ambiente onde normalmente há bastante luz e esta planta tem ainda a particularidade de melhorar o seu sono pois absorve o dióxido de carbono e emite mais oxigénio durante a noite. 

É eficiente na remoção de tricloroetileno e na filtragem do benzeno e indicada contra fumo de cigarros, cachimbos e charutos.

 

11. Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)

 

Crisântemo.jpg

 

O Crisântemo é uma planta cultivada em vasos que apresenta flores simples e delicadas. Apesar das propriedades purificadoras e da beleza do Crisântemo, este é resultado de uma hibridação e necessita de um controle de luz e calor. Nesse sentido, é difícil de manter a espécie em casa.

Tal como as Gerberas, recomenda-se o seu uso contra o fumo de cigarros, charutos e cachimbos pois filtram o benzeno.

Dica: se quiser incentivar a abertura dos seus botões, basta colocá-la perto de uma janela aberta em que haja incidência de luz solar.

 

12. Figueira Chorão (Ficus benjamina)

 

Ficus chorão.jpg

 

A Figueira Chorão ou Figueira Benjamim é uma planta indicada para salas e escritórios com muita luz pois exige locais claros, no entanto, há que ter em atenção que não aprecia mudanças de lugar, correntes de ar frio e ar-condicionado e quando sujeita a estes fatores as suas folhas amarelam e caem, podendo rebrotar com vigor depois de resolvido o problema, sendo uma planta que dura bastante tempo.

Filtra os poluentes como o formaldeído, benzeno e tricloroetileno (presente em carpetes e móveis, daí esta planta ser tão importante em salas e escritórios) e ainda absorve o pó através das suas folhas.

 

13. Aloé Vera ou Babosa (Aloe barbadensis)

 

Aloe Vera ou Babosa.jpg

 

 É uma ótima escolha para uma janela da cozinha em que normalmente bate o sol, isto porque ela adora luz solar e cresce com facilidade mesmo com pouca água.

Além de remover o formaldeído e o benzeno, o gel que existe dentro desta planta suculenta pode ajudar a curar cortes e queimaduras. Possui diversas propriedades medicinais e está presente em muitos produtos de cuidado da pele.

Pode chegar a ter um metro de altura e para a manter pequena é necessário podar as folhas com cuidado pois são grossas e quando quebradas ou cortadas eliminam um suco viscoso e muito amargo.

 

14. Azaléia (Rhododendron simsii)

 

Azaleia.jpg

 

É uma planta de flores coloridas e ornamentais que combate o amoníaco (presente em alguns produtos de limpeza) e o formaldeído (presente na madeira compensada e na espuma de isolamento).

Para manter esta planta em locais fechados é necessário deixá-la do lado de fora de casa até que as flores se abram e só aí transferi-la para um vaso, pode chegar a dois metros de altura mas, quando cultivada em vasos, permanece pequena, com menos de trinta centímetros. Deve ser posta próxima de janelas pois necessita de muita luz e frescura para crescer de forma saudável.

É aconselhável manter longe de crianças e animais devido ao teor tóxico.

 

15. Filodendro (Philodendron oxycardium)

 

Filodendro ou Imbé.jpg

 

Pertence à mesma família da Jibóia e portanto também se trata de uma trepadeira. Possui folhas largas e verdes e por esse motivo pode ficar melhor acomodada e compor uma decoração mais equilibrada em ambientes amplos. Para ser cultivada dentro de casa é preciso um vaso grande com um suporte para apoio da planta, além de um solo adubado.

É uma planta perfeita para eliminar todo o tipo de compostos orgânicos voláteis, no entanto, pode ser tóxica se ingerida, por isso mantenha-a longe de crianças e animais.

 

16. Palmeira Bambú (Dypsis lutescens)

 

Palmeira bambu.jpg

 

A Palmeira-bambú é uma ótima opção para jardins, varandas e salas, no entanto, também floresce em espaços interiores pequenos e com sombra e produz pequenos frutos. 

Atua como humidificador natural, filtra os tricloroetilenos e o benzeno e elimina os formaldeídos (deve ser colocada perto dos móveis, pois a madeira tratada contem formaldeídos). 

O seu tamanho pode ser controlado por meio de podas e conforme vai envelhecendo produz vários troncos, os quais também é necessário podar.

 

17. Café de Salão Dourado (Aglaonema spp)

 

Café de salão dourado.jpg

 

É uma ótima planta para se cultivar dentro de casa pois cresce bem em ambientes com sombra e é muito ornamental, tanto pelas suas folhas quanto pelos seus frutos vermelhos e alaranjados. Apesar disso, a Café de Salão possui dois poréns: precisa de um solo bem adubado e portanto é preciso ter este cuidado e pode ser tóxica, deverendo ser mantida em locais fora do alcance de crianças e animais.

Filtra vários poluentes atmosféricos e com o passar do tempo também remove toxinas.

 

18. Poinsenttia ou Flor do Natal (Euphorbia pulcherrima)

 

Flor do Natal.jpg

 

Estas plantas são consideradas verdadeiros filtros de ar além de serem plantas extraordináriamente bonitas. No entanto, devem ser mantidas em ambientes com pouca ventilação e que acumulem humidade.

A seiva leitosa desta planta, em contato com a pele, provoca inflamação, dor e comichão mas, contrariamente ao que algumas pessoas pensam, não é uma planta letal.

A Poinsettia floresce no Solstício de Inverno que coincide com a proximidade do Natal, daí estar relacionada ao Natal e ser muito utilizada como decoração natalícia.

 

Curiosidade: Conta uma lenda mexicana que, uma pobre menina chamada Pepita queria, na altura do Natal, oferecer uma prenda ao Menino Jesus mas, não tendo posses para oferecer uma prenda de valor, pediu ajuda ao seu primo Pedro que a acompanhava no caminho para a igreja e que lhe disse prontamente que o tamanho e valor da oferta não é o importante mas sim o amor que depositamos na oferta que fazemos. Perante isto, Pepita recolhe pequenas flores do campo ao longo de todo o caminho e chegando à igreja, olha para o seu ramalhete e chora pela simplicidade da sua oferta na presença de tantas ofertas valiosas que visualiza. Perante o choro da criança, o singelo ramalhete transforma-se num resplandecente bouquet de flores grandiosas e de um vermelho vibrante diante dos olhares incrédulos de todos os que estava na igreja e que consideraram estar a presenciar um verdadeiro milagre.

 

19. Antúrios (Anthurium andraeanum)

 

Antúrios.jpg

 

Os Antúrios, para além de serem plantas lindíssimas, são eficazes no combate ao amoníaco presente nos produtos de limpeza. Gostam de muita luz mas sempre indireta ou difusa e não gostam de ar seco, pelo que deve afastá-los de correntes de ar e de fontes de calor muito intensas, como radiadores ou aparelhos de televisão. 

 

 20. Bromélias (Guzmania Lingulata)

 

Bromélia.jpg

 

Por fim, mas não menos importante, as Bromélias são as mais eficazes na remoção do benzeno, eliminando 92% deste gás tóxico presente nos gases de escape dos veículos a motor e no fumo dos cigarros, sendo igualmente a mais eficaz na remoção de múltiplos compostos orgânicos voláteis, sendo, por isso uma planta muito importante na purificação do ar. Além disso, uma vez que quase todas as variedades de Bromélias são plantas tropicais, estas crescem melhor em locais quentes mas sombreados e como suportam climas secos com muita facilidade não necessitam de ser regadas com frequência.

 

 

Como se pode verificar, há imensas plantas que melhoram a qualidade do ar de uma casa e isso é importante para o seu bem-estar e para a comodidade da sua família. Escolha uma ou mais das plantas apresentadas e terá, garantidamente, um melhor ambiente em sua casa. Apesar de exigirem determinados cuidados, estas plantas valem a pena e devem constar, sem dúvidas, da decoração do seu lar. Agora que conhece as espécies com capacidade de filtrar o ar que respira e um pouco sobre as particularidades de cada uma, é só escolher a que mais combina consigo para deixar a sua casa mais aconchegante e sua vida mais verde e purificada!

 

Plantas de interior.jpg

 

(Imagens retiradas da Internet

 

E vocês, têm plantas em casa?

Que plantas têm? Partilhem comigo!

 

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub