Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Anita Descomplica

Organizar nunca foi tão fácil. Complica? A Anita descomplica!

Anita Descomplica

10
Abr17

Regras de Ouro da Organização

Anita

0.png

Alguns hábitos podem realmente fazer a diferença para que se possa ter uma semana mais produtiva e uma casa sempre em ordem ao final do dia.

 

Claro que o processo de organização é muito particular pois cada família tem os seus próprios sistemas de organização e sabe como a organização funciona para si.

 

No entanto, de uma maneira geral, quem consegue ter a casa organizada passa, pelo menos por cinco das dez regras mencionadas aqui.

 

1. Rotina

 

1.png

 

Para quem não está habituado é realmente difícil seguir uma rotina nos primeiros dias, no entanto, os benefícios fazem valer a pena o esforço inicial. Levantar-se todos os dias já a saber o que se vai passar ao longo do dia evita um gasto desnecessário de tempo e dinheiro e permite-nos trabalhar com muito mais tranquilidade.

 

Leia também:

http://anitadescomplica.blogs.sapo.pt/como-criar-rotinas-em-casa-2561

http://anitadescomplica.blogs.sapo.pt/as-criancas-e-a-rotina-5179

 

2. Programe o dia seguinte

 

2.jpg

 

Durante um período de tempo mais tranquilo do seu dia pense no dia seguinte e veja se tem algum compromisso agendado para além dos que envolvem a sua rotina diária. Consultas médicas, reuniões de pais ou comprar um presente para alguém são algumas das atividades em que deve pensar. Anote-as na sua agenda. Basta cinco minutos de planeamento e não ficará nada por fazer ou sobreposto no dia seguinte.

 

3. Check List

 

3.jpg

 

Listas, listas, listas... São tão importantes para que não se esqueça de nada. Fazer uma lista de tarefas que tem que executar durante a semana ou mês permite que tenha uma visão geral dos seus compromissos, o que o ajudará a não deixar nada para trás e a evitar a procrastinação que surge, muitas vezes, por falta de clareza naquilo que é necessário executar prioritariamente.

 

4. Cada coisa no seu devido lugar

 

4.jpg

 

Cada objeto deve ter uma casa na sua casa. Lembre-se sempre disto. Isto evitará que perca tempo à procura de um objeto e ao mesmo tempo permitirá que todos os habitantes da casa saibam onde encontrar cada objeto caso necessitem.

 

5. Just do it!

 

5.jpg

 

Não serve de nada ter uma rotina completamente esquematizada e depois não a executar. A maior inimiga de uma casa organizada é a procrastinação. Claro que somos humanos e como tal há dias em que nos sentimos mais cansados e não nos apetece fazer nada mas quem permite que a procrastinação entre e se instale dificilmente consegue cumprir uma rotina anteriormente planeada.

 

6. Não acumule

 

6.png

 

Quando chega a altura de fazer uma limpeza geral em casa normalmente reparamos que temos objetos a mais, muitos deles que nem sequer utilizamos. Para não acumular roupa e sapatos a dica é: cada vez que entra uma peça nova, uma antiga deve sair. Para os utensílios da casa e papelada: tenha pelo menos um dia por cada semestre para dar uma arrumação e livrar-se do que não faz mais falta.

 

Leia também:

http://anitadescomplica.blogs.sapo.pt/destralhar-1930

http://anitadescomplica.blogs.sapo.pt/12-passos-para-uma-casa-livre-de-tralha-2483

 

7. Faça uma manutenção periódica

 

7.jpg

 

Devemos fazer uma manutenção da casa regularmente para evitar o desperdício (por exemplo com uma torneira que está constantemente a pingar), manter uma casa organizada (livrando-se dos aparelhos eletrónicos que já não funcionam) e mais bonita (por exemplo pintando os portões que têm a tinta a descascar).

 

8. Tenha as gavetas sempre organizadas

 

8.jpg

 

Sorte de quem tem mais de meia hora para se arranjar de manhã. A maioria de nós tem dez minutinhos que normalmente são passados a correr. Se não tiver as suas gavetas organizadas o resultado será espalhar metade da sua roupa entre o chão e a cama para encontar o que procura. Por outro lado, se as gavetas estiverem organizadas não só encontrará facilmente o que procura como terá também a vida facilitada na altura de arrumar as coisas de volta. Pense nisto: Lá por estar escondido, não tem que estar desarrumado. 

 

9. Peça ajuda

 

9.jpg

 

Sejamos realistas... Se tiver que cuidar da casa e da família sozinho(a) irá sentir-se muito mais cansado(a) e pedir ajuda não custa nada e tornará a vida muito mais fácil.

 

10. Não desista!

 

10.jpg

 

Se leu este post até ao fim, isso significa que tem interesse em ter uma casa mais organizada. Motive-se e não desista por mais que inicialmente o processo de organização pareça um bicho de sete cabeças. Acredite que com o tempo tudo será bem mais fácil e o seu dia-a-dia bem mais tranquilo.

 

Concordam?

 

Partilhem comigo as vossas opiniões.

 

Não se esqueçam... Complica? A Anita descomplica! 

 

 

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub